sábado, 15 de junho de 2013

CELLOS-MG endossa carta aberta da ABGLT contra as arbitrariedades do ministro Alexandre Padilha

No dia 05/06/2013, o Dr. Dirceu Greco foi exonerado do Ministério da Saúde por conta de uma campanha de valorização das prostitutas, consideradas como um dos principais grupos vulneráveis a novas infecções por HIV.

O slogan da ação era “Sem vergonha de usar camisinha” e celebrava o Dia Internacional das Prostitutas, comemorado no dia 02/06. A campanha era composta por panfletos e cinco vídeos protagonizados por prostitutas. O objetivo era reduzir o estigma da prostituição associada à infecção pelo HIV. O material, elaborado em uma oficina de comunicação em saúde para profissionais do sexo em João Pessoa (PB), foi idealizado pelas profissionais do sexo, com mensagens mais efetivas para conscientização das mulheres. Um dos cartazes, em especial, que trazia a frase "Eu sou feliz sendo prostituta" foi motivo de críticas conservadoras.

Na sequência das críticas, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha se pronunciou criticando o material, retirou toda a campanha do site e exonerou Dirceu Greco da chefia do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Nós do CELLOS-MG nos juntamos ao coro da ABGLT repudiando as atitudes arbitrárias do ministro Alexandre Padilha ao priorizar as alianças com fundamentalistas religiosos em detrimento de setores que historicamente construíram a luta contra a epidemia das DST - AIDS no Brasil.

Clique aqui para ver o conteúdo da carta da ABGLT na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...