terça-feira, 28 de janeiro de 2014

29 de janeiro – Dia da Visibilidade Trans

Mateus Uérlei Pereira da Costa
Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais

O Dia da Visibilidade Trans é celebrado todo dia 29 de janeiro, desde 2004. A data foi instituída pelo Movimento LGBT naquele ano quando, no Congresso Nacional, através do Ministério da Saúde, foi lançada uma campanha pela cidadania e saúde para o público de travestis e transexuais. A campanha foi intitulada “Travesti e Respeito”.  A data tem como objetivo ressaltar a importância da visibilidade e o respeito às travestis e transexuais na sociedade brasileira (GRAB – Grupo de Resistência Asa Branca – Fortaleza/CE).

O Dia da Visibilidade Trans lembra a luta do movimento LGBTT, a partir de seu segmento “TT”, pela cidadania e direitos de travestis e transexuais. Pretende-se, a partir das ações dessa data, buscar uma real visibilidade a este segmento, diversa daquela que muitas vezes é retratado pela mídia em programas de comédia ou em boletins policiais. Não raramente os programas de comédia retratam as travestis como homens que tentam mentir sobre seu sexo biológico, ignorando as questões de gênero e reforçando estereótipos. Já as reportagens policiais costumam representar a travesti, mesmo ela sendo a vítima, como uma criminosa, tentando criminalizá-la e justificar agressões físicas, morais ou crimes letais transfóbicos sofridos. A transfobia no Brasil é tão grande que em menos de um mês o site Homofobiamata já contabiliza, hoje, dia 28 de janeiro de 2014, 11 assassinatos de travestis. E o Estado, tanto no nível federal, quando nos níveis estadual e municipal, pouco, ou quase nada faz.

O CELLOS-MG - Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais deseja que o 29 de janeiro repercuta na sociedade para que as travestis, transexuais e homens trans sejam aceitos em um convívio social sem violência e que tenham seus direitos respeitados de forma plena. Espera-se que mais pessoas estejam engajadas cotidianamente na promoção dos direitos, por uma cultura de paz onde travestis e transexuais não continuem sofrendo violência e discriminação das famílias, nas escolas, no mercado de trabalho e no dia a dia.

Acredita-se que as travestis são o grupo mais estigmatizado da comunidade LGBT, que sofre maior violência física, moral e psicológica. Não poucas vezes são discriminadas até mesmo por lésbicas e gays, os que deveriam ser os primeiros a conhecê-las e respeitá-las, já que sofrem preconceito semelhante, mas não igual, de grande parte dos membros da sociedade.

No sentido de levar mais informação sobre o grupo de travestis e transexuais, o CELLOS-MG convida a todos a assistirem o filme “Janaina Dutra – uma dama de ferro”, no próximo sábado, dia 1º de fevereiro, às 16 horas, na sede da ONG.

Informações:

Sessão comentada: Janaina Dutra – uma dama de ferro
Direção: Vagner de Almeida
Comentarista: Anyky Lima – Presidenta do CELLOS-MG
Data: 01 de fevereiro de 2014
Horário: 16 horas
Endereço: Av. Afonso Pena, 867 – Edifício Acaiaca – Sala 2207

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...