sábado, 16 de maio de 2009

MUITO PRAZER, SOU CELLOS, SOU DE LUTA!

BREVE PROCESSO HISTÓRICO

Em 2002 um grupo de ativistas sociais resolveram realizar um sonho: fundar um grupo de militância gay, seria um espaço de formação para novos ativistas. Assim nasceu o CELLOS-MG. De lá pra cá, o grupo tem crescido e se transformado em um pólo alternativo para vários gays que buscam uma organização atuante na luta contra o preconceito, opressão e homofobia.
Mesmo jovem, o Cellos-MG já é um dos principais grupos do Estado Mineiro e conta em suas fileiras um bom numero de militantes que se destacam pela sua garra e seriedade na luta pelos direitos dos homossexuais.

ENFOQUE/ATIVIDADES

A disposição dos militantes do CELLOS já coleciona várias conquistas para a comunidade LGBT de Belo Horizonte e estão presentes em vários eventos e mobilizações, sempre levando a bandeira da diversidade. O Grupo tem quatro campos centrais:
  • SAÚDE - Distribuição de preservativos e gel e socialização de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, através de cartilhas e folhetos. Parceria junto a secretaria de saúde e coordenadoria DST-Aids.
  • DIREITOS HUMANOS – Intervenções e parcerias junto a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e Assembléia Legislativa e ainda através de Vereadores e Deputados aliados ao movimento GLBTT. Intervenção na sociedade através de denuncias aos veículos de comunicação quando a cidadania da população homossexual está e risco.
  • EDUCAÇÃO - Palestras em escolas de nível fundamental e médio e em universidades, enfocando a diversidade sexual e a necessidade do respeito e tolerância para que possamos coexistir. O grupo atua ainda em parcerias junto a profissionais da educação e encaminhamento de projetos.
  • CULTURA – Apresentação de projetos para a realização de atividades GLBT’S, tais como a Parada do Orgulho Gay e eventos que promovam a cultura GLTB com o objetivo da de promover o bem estar e alto estima dos homossexuais.
Através destas atividades, acreditamos que surgirão gays e lésbicas conscientes e sintonizados com o momento histórico em que vivemos.
NOSSOS PRINCÍPIOS
  • Ampla Democracia Interna:
    Acreditamos que somente com um ampla democracia nas decisões, o grupo poderá ser um instrumento que realmente reflita os anseios da sua base social. Por isto, cada militante tem o mesmo direito a voto, as decisões políticas da entidade são aprovadas de forma coletiva.
  • Uma Só Voz:
    As decisões do grupo devem ser defendidas por todos os membros. As diferentes posições são discutidas internamente e democraticamente aprovadas. A partir daí, todos os militantes devem está em sintonia. Juntos defendendo a mesma posição.
  • Independência e autonomia:
    O Cellos não têm vínculo ideológico com partidos políticos, religião ou órgãos do Estado. A vida do grupo e suas decisões políticas são independentes e autônomas. A responsabilidade do grupo é com a defesa dos homossexuais e, essencialmente, como as decisões dos militantes do grupo.
A MORAL CELLISTA
Moral é o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas, nos seus direitos e na sua dignidade.
A postura dos membros do Cellos é baseada em uma moral de quem quer um mundo melhor, onde o preconceito, a discriminação e a exploração não têm espaço na nossa entidade. A relação entre os militantes deve ser franca, aberta, honesta e respeitosa, onde a mentira, a dissimulação e a agressão física são inaceitáveis. Há ainda uma comissão de ética que deve ser acionada quando algum membro cometer falta grave.
O QUE É SER MILITANTE?
O Cellos é um grupo de militância pela livre orientação sexual. Queremos que a luta contra a homofobia seja parte do projeto de vida de cada membro e nossas ações são de intervenção direta na comunidade LGBT e na sociedade em geral. Por isto, ser militante do CELLOS é levantar bem alto a bandeira da diversidade. É um modo de vida. Portanto, requer responsabilidade com a causa gay e com a entidade.
CRITÉRIOS DE MILITÂNCIA:
  • Três meses, no mínimo, de participação no grupo;
  • Contribuição financeira regular;
  • Defender as idéias e princípios do Cellos;
  • Balanço das atividades cumpridas (assembléia com todos os militantes).
FINANÇAS
Para que a luta contra a homofobia seja eficiente, além da garra dos militantes, o Cellos precisa de dinheiro. A sustentação financeira é feita pelos próprios militantes, onde todos contribuem mensalmente com uma cota que é discutida. Esta é uma forma de mantermos a nossa independência ideológica e, ainda, aumentar a responsabilidade do militante com a vida da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...