quinta-feira, 3 de abril de 2014

17ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte já tem data!


A Parada do Orgulho LGBT de BH, maior manifestação política e popular da cidade de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais, ocorre anualmente desde 1998. Este ano celebraremos a sua 17ª edição. Desde a sua primeira edição, organizada pela Associação de Lésbicas de Minas – ALEM, sempre manteve seu tom político, embora seja também um momento de irreverência, de mostrar nossa alegria e orgulho de todos nós, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT. Os preparativos dessa já tradicional manifestação de visibilidade e afirmação de direitos da comunidade LGBT em Minas Gerais já começaram e a data da 17ª Parada do Orgulho LGBT já foi definida: 10 de agosto!

O tema da Parada desse ano foi discutido de forma democrática, nas duas reuniões já realizadas e divulgadas aqui em nosso blog e em rede social, e será relacionado às eleições, em como votar consciente e em candidatos que tem como horizonte um futuro sem homo-lesbo-transfobia e outras formas de discriminação. De certa forma dará seguimento ao tema do ano passado que teve como slogan Estado Laico - Sua religião não é nossa lei

A laicidade do Estado foi bastante discutida ano passado em uma série de textos publicados aqui em nosso blog, nos eventos que antecediam a Parada e no próprio evento. Assunto que não se refere somente a LGBT, mas também de forma direta a mulheres e negros, alvos diretos dos ataques dos fundamentalistas religiosos. Novamente, em ano eleitoral, este tema merece e deve ser lembrado e discutido por ser matéria que pode interferir em liberdades e na vida de todas as pessoas.

Já o slogan deste ano será decidido em uma enquete já disponibilizada no evento da Parada no Facebook. Para acessá-la basta seguir este LINK e votar em uma das três opções:

1. Vote contra a violência!
Diga não a Homo-Lesbo-Transfobia;

2. Vote contra a violência!
Eleja quem te representa;

3. Beijinho no ombro pra violência passar longe.
Vote contra as inimigas de plantão


Na enquete há possibilidade de envio de sugestões de slogans para inclusão, desde que ligados ao nosso tema: eleições 2014. A votação encerra-se no dia 20 de abril, dessa forma há tempo para todos opinarem e votarem.

Adiantamos aqui que neste ano não realizaremos a tradicional Semana BH Sem Homofobia, e sim um Mês BH Sem Homofobia! As atividades serão semanais por todo o mês de julho e início de agosto. E no dia 10 de agosto, tod@s nós estaremos nas ruas da capital mineira lutando pelo direito de amar e dizendo em alto e bom tom que nossos direitos, de LGBT, de mulheres, de negros, de indígenas e outras minorias não são mercadoria de troca para governantes e políticos mal intencionados.

Esperamos e contamos com a participação de outros movimentos sociais, da sociedade organizada em várias frentes para realizar uma Parada LGBT colorida, com vozes diversas, mas com a finalidade de construir um país sem homo-lesbo-transfobia.

Vamos fazer história em 2014. Ano de Lutas!

Acompanhem também tudo sobre a 17 Parada do Orgulho LGBT de BH aqui em nosso blog e também no evento e em nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/curtacellos

3 comentários:

  1. Dia 10 de agosto? Levaram em conta que é Dia dos Pais? Isso não pode esvaziar um pouco o evento?
    Abraços e sucesso para vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a),
      Ainda não tínhamos pensado sobre este possível esvaziamento. Mas acreditamos que depois do almoço do dia dos pais a família inteira pode ir acompanhar a XVII Parada LGBT, já que ela é feita para todos, não somente para os filhos LGBT. Por outro lado, muitos LGBT também são pais, hora de todxs comemorarem a data e irem manifestar suas indignações contra a homofobia e buscar maior consciência política.
      Esperamos todos lá!!

      Excluir
    2. Sou pai, gostaria muito de comparecer na parada, mas meus filhos moram em outra cidade, logo, não poderei retornar a tempo. Aguardo sempre este evento de luta. Espero que modifiquem a data.

      Excluir

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...