quarta-feira, 18 de abril de 2012

Momento histórico na eleição e posse da nova diretoria do CELLOS-MG

       Trans e lésbica assumem a presidência e a vice-presidência do CELLOS-MG
A Assembléia Geral de Eleição e Posse da Direção do CELLOS-MG para a gestão do biênio 2012 a 2014 aconteceu neste sábado, dia 14 de abril, às 16 horas. Este foi um momento histórico, pois quando começou a atuar em 2002 haviam apenas homossexuais masculinos, e depois de muito avanço nas questões de gênero na entidade, há mais mulheres do que homens na direção. Aos poucos as lésbicas foram chegando, e logo depois, as transexuais, e juntas passaram a serem importantes protagonistas políticas na entidade desenvolvendo os núcleos do Cellos Lés e Cellos Trans.

"As mulheres são maioria da população, entretanto, não é o que encontramos nos cargos de representação política. O Brasil é a 8ª economia do mundo, mas ocupa o 106º lugar no ranking mundial de participação política feminina no parlamento. Esta disparidade deve ser alvo de questionamento por parte de todos os movimentos sociais, partidos e sujeitos, que têm a democracia como princípio indispensável." Rosane Silva - Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT. Fonte: Revista Mátria 2011

A decisão de que uma trans ocuparia a presidência e uma lésbica a vice-presidência foi feita de forma unânime por todas(os) as(os) militantes e isso demonstra o quanto a entidade, que completa seus 10 anos de existência neste ano, está amadurecida quanto aos debates sobre as  relações de gênero e discriminação. Além disso, as mulheres com sua autonomia e empenhada participação política  fizeram por merecer o espaço de poder conquistado no CELLOS-MG. 

Não podemos nos esquecer também o quanto as travestis e transexuais sofrem transfobia na escola, têm menos oportunidades no mercado de trabalho por causa do preconceito e ainda são discriminadas dentro do próprio meio LGBT.  Uma trans na presidência do CELLLOS-MG só reafirma o compromisso da entidade em lutar por uma sociedade igualitária e sem qualquer espécie de preconceito.

“O papel do Cellos é fundamental. Senão, eu seria mais uma na multidão. A oportunidade e o apoio que o Cellos abre pra mim e para minha comunidade é motivo de orgulho. Hoje eu me sinto como uma ponte segura, porque eu tenho outras meninas que chegam a mim para falar dos problemas... porque eu sei o que uma travesti precisa e sua necessidade. Assim, para mim, fica muito mais fácil com o apoio e estrutura do Cellos. Minha obrigação, representando uma instituição, é eu ir ao encontro delas”
Anyky Lima, Presidente do CELLOS-MG Fonte: www.muza.com.br

Nova direção do CELLOS-MG na gestão 2012/2014:

Presidente - Anyky Lima
Vice-Presidente - Grazielle Medeiros
1ª Secretária - Michela Galvão
2º Secretário - Roberto Dutra
1º Tesoureiro - Álvaro Boechat
2º Tesoureiro - Mateus Uérlei
Conselho Fiscal - Andréia Michaelsen, Thayla Rocha e Gustavo Teixeira.

Fotos deste momento político histórico:







Um comentário:

  1. Parabéns à Anyky Lima e Grazielle pela nova posição! Acredito que é um passo progressivo no processo de vivibilidade de lésbicas e travests e transexuais no movimento LGBT.

    Gustavo Melo.

    ResponderExcluir

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...