sexta-feira, 1 de junho de 2012

NAC/LGBT em BH para atendimento a vítimas de homofobia

Você sabia que desde 2011 Belo horizonte conta com um Núcleo de Atendimento e Cidadania à População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (NAC/LGBT) para atendimento às vítimas de homofobia?

partir da criação desta unidade, a população LGBT poderá contar com uma proteção formal da Polícia Civil de Minas Gerais. O NAC/LGBT funcionará na sede da Divisão Especializada de Crimes contra a Mulher, Idoso e Portador de Deficiência, de 8h às 18h30. O núcleo fará o primeiro atendimento, lavrando, quando for o caso, a ocorrência e encaminhando o procedimento a uma das unidades da Polícia Civil, que fará a investigação.
A titular da Divisão, delegada Margaret de Freitas Assis Rocha, enfatizou que a criação do núcleo representa um grande marco institucional, pois é peça importante das políticas públicas de respeito e valorização da vida.
“É importante frisar que este serviço vem atender aos anseios dos movimentos sociais da população LGBT”, ressaltou a delegada durante o discurso.
De acordo com Margaret de Freitas, por meio do núcleo, será possível fazer o acompanhamento da ocorrência policial relacionada à identidade de gênero e orientação sexual, desde a avaliação preliminar do fato; registro da motivação presumida do crime, com a correta orientação da vítima; registro e a requisição de exames necessários, além do encaminhamento do caso à unidade policial da área para apuração e, finalmente, consolidação dos resultados obtidos.
O superintendente de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, delegado geral Wellington Peres Barbosa, representando o chefe de Polícia Civil, delegado-geral Jairo Léllis Filho, elogiou a iniciativa e lembrou que o objetivo do núcleo é oferecer um tratamento digno e de respeito à população LGBT. O chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família, delegado Leonardo Vieira Dias, também participou da cerimônia.
A equipe responsável pelo atendimento na unidade será chefiada pela delegada Margaret de Freitas Assis Rocha e composta pelos investigadores Ellen Maria Lopes de Carvalho, Claudio Ebeaid, Reinaldo Pereira da Silva e pela psicóloga Vânia Márcia Lunard.
Núcleo de Atendimento e Cidadania à População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (NAC/LGBT).
Horário de funcionamento: 8h às 18h30
Local: Rua Paracatu, nº822– Bairro Barro Preto – Belo Horizonte/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...