domingo, 22 de setembro de 2013

XVI Parada do Orgulho LGBT de BH: ESTADO LAICO – Sua religião não é nossa lei

O tema da Parada LGBT de BH desse ano é “Estado Laico: sua religião não é nossa lei!”. Este se justifica pela recente escalada do fundamentalismo religioso no Congresso Nacional representado pela bancada fundamentalista de evangélicos pentecostais, principalmente, e católicos, o que coloca em risco a laicidade do Estado Brasileiro. A influência dos parlamentares fundamentalistas cristãos é tão marcante que no governo Dilma os direitos de LGBT e de mulheres viraram mercadoria de troca, o que reflete também na não efetivação de políticas públicas, com a qualidade necessária, nos âmbitos estaduais e municipais. E isso tudo em uma escalada de casos de transfobia e homofobia pelo Brasil afora. No levantamento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República foram registrados ao menos 310 assassinatos relacionados à homofobia em 2012 contra 278 em 2011.

O fundamentalismo religioso associa-se ao machismo e ao patriarcado, o que gera opressão direta às mulheres. Homossexuais são duramente oprimidos, já que dentro da moral cristã, islâmica, judia etc. homens e mulheres têm seus papéis previamente determinados, inclusive em relação à sexualidade.

Esclarece-se que Estado Laico não é um Estado antirreligioso ou ateu. Estado laico é aquele em que as leis, políticas públicas e normas que guiam a vida de todos não se baseiam em valores morais de nenhuma religião específica. Elas devem se basear em valores éticos, de justiça e universais. É esse tipo de Estado que está em nossa Constituição, que é uma conquista em nosso desenvolvimento como nação e que queremos.

Deve-se defender um Estado laico de fato que é uma conquista no desenvolvimento histórico brasileiro. Um Estado teocrático, islâmico ou cristão, é um risco para todos, pois nele não há lugar para as diferenças, a criação, o devir e a liberdade. Nele os dogmas são aceitos como verdades absolutas, indiscutíveis, incontestáveis e sem abertura para o diálogo.

________________________________________________________________________

Já tivemos algumas vitórias em 2013, como a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, fomos às ruas, derrubamos a “cura gay”, mas temos muito a avançar. 

Por um mundo sem homofobia, transfobia e lesbofobia, com justiça e igualdade de direitos.

À luta!

IX SEMANA BH SEM HOMOFOBIA – 21 a 28 de setembro

A IX Semana BH Sem Homofobia é uma semana intensa de atividades como festas, seminários, mostra de filmes e debates, com muitos convidados ilustres.

Participem!

Para ver a programação completa da IX Semana BH sem Homofobia clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...