domingo, 24 de julho de 2011

É hoje!


14 anos de diversidade, orgulho e luta!

O horizonte da capital mineira ficará mais bonito e colorido neste domingo, 24 de julho de 2011. As cores do arco-íris tomam conta das principais avenidas da cidade, numa grande, alegre e bonita manifestação pelos Direitos Humanos e Cidadania da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestir e Transexuais – LGBT.

A partir de 11 horas, na tradicional Praça da Estação, inicia a concentração da 14ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte. Lá, teremos um ato político-cultural, com apresentação de vários artistas, performances, drag-queens, bandas e DJ que animarão os presentes. Um aquecimento para caminhada, que começa a partir das 16 horas. 
Como nos anos anteriores os participantes da Parada, subirão a Rua da Bahia, a Av. Afonso Pena, encerrando na esquina da Rua Prof. Moraes, por volta das 21 horas.

Neste ano, os quatro trios-elétricos levarão a multidão. As presentadoras oficiais as drags Kayety e Carlinhos Brasil comandarão o palco; o som será por conta dos DJ Oliver Nelson e Marcelo Loop, e vários artistas conhecidos da noite LGBT de Belo Horizonte abrilhantarão mais o evento.

100 mil preservativos serão distribuídos

Este ano, cerca de 100 voluntários estarão distribuindo 100 mil preservativos aos presentes, numa grande campanha pela prática do sexo seguro. A parceria entre a Coordenação Municipal de DST/AIDS, Coordenação Estadual de DST/AIDS,  Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e o CELLOS-MG, organizador da Parada, busca intensificar a consciência da população geral para a prática do sexo seguro, incentivando a comunidade LGBT para usar camisinha e gel lubrificante, bem como incentivo a população a fazer o exame de AIDS.


Profissionais, psicólogos e advogados do Centro de Referência pelos Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte estarão divulgando o serviço de atendimento psicossocial e orientação jurídica à todas as vítimas de violação de direitos e violência por causa de sua orientação sexual e identidade de gênero.


Bolões brancos, exigindo paz!
Este ano, o trio-oficial será decorado todo pela cor branca para denunciar a violência aos homossexuais e pedir paz. Segundo os dados do Grupo Gays da Bahia – GGB, somente no ano passado, 260 homossexuais foram assassinados no país. O Brasil é o país campeão em número de assassinatos de LGBT no mundo. Em Minas Gerais, a situação também é preocupante, pois é o quinto estado mais homofóbico, com 18 assassinatos em 2010.


Um minuto de silêncio
Quando todos os trio-elétricos estiverem prontos para iniciar a caminhada,  teremos um minuto de silêncio para relembrar os casos de homofobia, principalmente, os oitos assassinatos de gays e travestis que já aconteceram neste ano em Minas. Destacaremos o caso do jovem bailarino Ivo Xavier, que há 9 anos, foi brutalmente assassinados e até hoje os assassinos confessos continuam livres. E será feito homenagem a travesti Priscila, que foi assassinada na Av. Afonso Pena e teve repercussão internacional.


Chega de mortes e violência! 
Por um Brasil sem homofobia.
A 14° Parada do Orgulho LGBT de Belô terá o foco de denunciar os freqüentes casos de assassinatos e violência. Além disso, em 2011 a população tem assistido estarrecidos, a veiculação de diversas notícias de agressões físicas nas ruas, universidades, escolas e espaços públicos em geral. Grupos de skinhead, de orientação nazista, têm aterrorizado vários homossexuais nas grandes cidades do país.


Casal gay de Goiânia renova contrato de união civil em BH
Estará presente na Parada, Leo Mendes e Odilio Torres, primeiro casal a registrar o contrato de união civil, que teve seu contrato anulado pelo juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública de Goiânia-Go, Jeronymo Pedro Villas Boas, em seguida, a corregedora do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, “tornou sem efeito” a decisão do referido juiz. 
O casal fará a renovação do voto, através de um ato simbólico de protesto contra a homofobia do juiz de Goiânia.

Um comentário:

  1. a parada lgbt BH foi um sucessaço
    150.000 se mobilizaram . Contagem me aguarda no dia 7 de agosto

    ResponderExcluir

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...