quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vem aí a 15ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte

Já iniciaram os preparativos da mais tradicional manifestação de visibilidade e afirmação de direitos da comunidade de Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT de Minas Gerais. No dia 22 de julho de 2012, acontecerá a 15ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte. Este ano a Parada será mais especial que as anteriores, pois será comemorado os 15 anos ininterruptos que a militância, a comunidade LGBT e os simpatizantes ocupam as ruas da capital mineira para mostrar seu orgulho, levantando a bandeira do arco-íris, denunciando o preconceito e assim exigir os seus direitos.

O tema deste ano será: 15 anos de Visibilidade, Lutas e Conquistas! Segundo Carlos Magno, um dos organizadores do evento, a Parada é um momento de fazer política com alegria. “Aumentaremos a nossa visibilidade, pois ainda existem pessoas que insistem em nos colocar as margens da sociedade e nos guetos. Re-memorizaremos as lutas do movimento LGBT e festejaremos as nossas conquistas. Hoje já somos milhares se manifestando, cada um de sua maneira, mas estamos unidos no sonho de um mundo melhor. Um mundo sem preconceito e com respeito às diferenças”, diz Magno.


Para a Soraya Menezes, a fundadora da Parada LGBT de BH e da Associação Lésbica de Minas - ALEM, é um momento muito emocionante para os/as militantes LGBT mais antigos. “Lembro-me da coragem das 50 pessoas que ousaram em ocupar a Av. Afonso Pena e levantaram a faixa que exigia direitos pra nós LGBT, na primeira Parada. Nem imaginávamos que estávamos construídos história nesta cidade. Tenho orgulho de ter estado a frente da mais bela manifestação popular de BH, numa época bem diferente da atual. Era muito difícil as pessoas se assumirem homossexuais. Era impensado uma manifestação pública prol-LGBT, mas nós fizemos acontecer”, declara emocionada a Soraya Menezes.

Além da Parada, de 14 a 21 de Julho, acontece a VIII Semana BH sem Homofobia, uma semana intensa de atividades que terá na sua programação: feijoada com roda de samba, mostra de filmes, seminários, cerimônia de premiação aos apoiadores da causa LGBT e festas. A semana é um aquecimento para a Parada e conta com a parceria de vários órgãos do poder público local, sindicatos, Conselho Regional Psicologia, Conselho Regional de Serviço Social, universidades e entidades que atuam na defesa dos Diretos Humanos LGBT. 

15ª Parada do Orgulho LGBT inova na divulgação

O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais – CELLOS-MG, entidade responsável pela organização da Parada, terá uma equipe de profissionais que ficarão responsáveis pela divulgação do evento nas mídias digitais e nas redes sociais. 

Criação da arte e de todos os materiais gráfico da Parada ficará por conta do Comunicólogo e Design gráfico Thiago Alcântara, que estará desenvolvendo o plano de comunicação da Parada. “Quando eu soube do tema do evento deste ano, imediatamente me veio à cabeça um beijo na boca, no meio da praça, fazendo quem beija sentir fogos de artifício em sua cabeça. Quem vê tal beijo também consegue ver essa explosão, que mostra que a visibilidade conquistada deve ser celebrada. Mas quem observa o mesmo beijo, que pode ser dado por casais de homens, mulheres ou transgêneros, também nota que o fôlego que clama pela liberdade nunca esteve tão poderoso”, explica Alcântara.

No dia 23 de junho de 2012, às 16h, na sede do CELLOS-MG, haverá um encontro, onde será distribuído um kit com as imagens para customização de perfis pessoais em redes sociais. Além disso, haverá uma oficina para ensinar a utilização das peças virtuais. É a possibilidade da militância e os voluntários ajudarem na divulgação do evento.

Contatos: 

Edivaldo Procópio:
edivaldoprocopio@yahoo.com.br/ (31) 8762-8646

Grazielle Santiago: 
graziellesantiago_bh@yahoo.com.br/ (31) 9755-5240

Michela Galvão
michelagalvao@gmail.com /(31) 9605-9660

Av. Afonso Pena, 867, Sala 2207 – 22º Andar – Centro – Belo Horizonte - MG 
CEP: 30.130-002
Telefone: (31) 3075-5724
e-mail: cellosmg@yahoo.com.br

2 comentários:

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...