terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro: estas Lutas também são nossas!

No dia 20 de novembro temos duas causas que devem ser lembradas por tod@s: O Dia Nacional da Consciência Negra e O Dia Internacional da Memória Trans.

Em comum, estas celebrações pretendem refletir sobre a inserção na sociedade de grupos que são alvos, historicamente, de muita discriminação. Além desta reflexão esta é uma data para se comemorar o orgulho de ser quem se é, para reconhecer o próprio valor, para avaliar quantas conquistas foram alcançadas e quanta luta ainda há pela frente.

Na nossa sociedade, o racismo ainda faz suas vítimas, muitas vezes de forma velada, mas não menos cruel. Negr@s LGBTs são alvo de dupla discriminação, já que são alvos do racismo e da homofobia. Ao mesmo tempo, pessoas trans* lutam, no Brasil e no mundo, pela visibilidade e pela não violência contra quem não se encaixa num esteriótipo de homem ou mulher esperado pela sociedade.

Mais que apenas um dia de lamentações sobre o passado e o presente, o 20 de novembro nos faz um convite para lutar por um futuro melhor, combatendo os inimigos da sociedade mais justa e mais humana com a qual sonhamos. É contra o racismo, o machismo e a homofobia que nossos olhares no dia de hoje se voltam.

O CELLOS-MG parabeniza a tod@s @s guerreir@s que lutam em seu dia-a-dia pelo fim de qualquer tipo de preconceito e declara: essa luta também é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...