quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CELLOS-MG capacita oficiais da Policia Militar de Minas Gerais

Foto: Divulgação
No dia 12 de novembro de 2012 em Belo Horizonte, o militante e diretor do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais, Carlos Magno, ministrou a palestra “Direitos Humanos e Cidadania LGBT”, para os oficiais da Policia Militar de Minas Gerais.

A convite do Capitão da Hélvecio Fraga da PMMG, Carlos Magno abordou a constituição do processo histórico da luta pelos Direitos Humanos e a efetivação da cidadania da comunidade LGBT. Os aspectos psicossocial e político do preconceito homofóbico e a elaboração e implementação das ações e políticas públicas pró-LGBT no Brasil, Minas Gerais e na cidade de Belo Horizonte, destacando as áreas da Segurança Pública e os Direitos Humanos.

“ Debater os direitos da comunidade LGBT, o enfretamento a violência homofóbica e o papel dos operadores de segurança pública neste processo, é fundamental para diminuir os altos índices de homofobia na sociedade. Esta iniciativa é essencial para constituir uma ampla rede de parcerias entre o movimento social LGBT e a Policia Militar. E juntos pensarmos em ações de combate a homofobia”, diz Magno.

A temática LGBT é conteúdo da disciplina Direitos Humanos e Diversidade, do curso de Pós-Graduação dos oficiais da Policia Militar de Minas Gerais, que é ministrada pelo Capitão Hélvecio Fraga.

“Esta discussão é mais uma oportunidade para promover reflexões pessoais e profissionais entre gestores intermediários da PMMG (Capitães), os quais atuam em todo o Estado e são formadores de opinião junto às unidades em que servem e indutores de mudanças, em especial junto aos policiais que executam as atividades de atendimento aos cidadãos.

A partir destas discussões e reflexões, cria-se um ambiente propício para avaliação e, em alguns casos, revisão de valores pessoais que influenciam nas ações profissionais, colaborando assim, para a construção de uma organização cada vez mais democrática e garantidora dos direitos humanos dos cidadãos mineiros, inclusive da comunidade LGBT”, declara capitão Fraga,

Além da temática LGBT, a discussão de gênero foi tema na capacitação, que ficou a cargo da técnica Luci Diniz, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de Minas Gerais.

A capacitação contou com a presenças de 60 oficiais, que foram divididos em duas turmas, e serviu como avaliação para os futuros Majores de PM de Minas Gerais.

FONTE: Muza (http://www.muza.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...