domingo, 10 de março de 2013

Marco Feliciano e a ditadura de quem se diz oprimido

Na quinta-feira, dia 07/03/2013, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados elegeu, a portas fechadas, Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir o colegiado, após o adiamento da sessão do dia anterior motivado por protestos. Esse episódio gerou muita polêmica e mobilizou movimentos sociais, personalidades públicas e anônimos da sociedade civil.


Em sua defesa, o pastor e deputado afirmou, logo após a sua eleição, que vivemos numa "ditadura gay". Disse também que os opositores que organizaram, através das redes sociais, protestos simultâneos contra a sua eleição em 10 cidades brasileiras são "cristãofóbicos".

O CELLOS-MG estava presente no ato do dia 09/03/2013, em Belo Horizonte, expressando nosso repúdio ao que está acontecendo na Comissão de Direitos Humanos. Será que o CELLOS-MG colabora para uma "ditadura gay"? Será que somos "cristãofóbicos"?

Nossa oposição, antes de qualquer consideração, não é contra um religioso qualquer assumir a presidência de qualquer comissão da câmara que seja. Nossa posição, assim como a da ABGLT, é ser contra uma eleição ilegal e que privilegia alguém que é declaradamente inimigo das minorias em favor de interesses políticos.

A eleição para a presidência da câmara ocorreu de forma a ferir o próprio regimento interno da Câmara dos Deputados, que define situações especiais nas quais se justifica que se mantenham as portas fechadas ao público e à imprensa (como em caso de declaração de guerra, por exemplo). Este fato é contrário ao mais elementar princípio democrático e, se a palavra ditadura pode ser associada a um lado dessa discussão, com certeza caberá àqueles que compactuaram com essa manobra. Portanto, esta eleição pode e deve ser considerada nula, pelo bem da democracia brasileira.

É importante lembrar, também, que o deputado em questão conta com um histórico de manifestações consideradas racistas e homofóbicas, além de ser acusado de estelionato. Somado ao seu passado sombrio, Marco Feliciano propõe projetos para o futuro que, ao invés de beneficiar as populações vulneráveis, visam somente fortalecer seus interesses e suprimir direitos recém-conquistados pelas minorias. Assim, a eleição de um inimigo público de grupos que deveriam ser amparados pela Comissão de Direitos Humanos é, no mínimo, imoral. Tanto isso é verdade que protestos a respeito da sua eleição partem, inclusive, de grupos evangélicos, injustificando o argumento da oposição ter motivação "cristãofóbica".

Por tudo isto posto, consideramos que a eleição do pastor e deputado Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara é uma manobra política imoral e ilegal. É um retrocesso que satisfaz apenas a interesses políticos, ameaçando efetivamente a dignidade e cidadania de diversas brasileiras e brasileiros.

O CELLOS-MG e diversas outras entidades representantes dos movimentos sociais reivindicam, portanto, a anulação da eleição de Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Continuaremos a moblização em BH e todo pais até que Feliciano deixe a comissão. A voz de todos os defensores de Direitos Humanos deve ecoar conosco o grito das populações oprimidas: FORA, FELICIANO!!!


Convocamos a tod@s para mais um ato em defesa dos Direitos Humanos e pelo "Fora, Feliciano!" neste sábado, dia 16/03/2013, às 14h, na Praca 7, em Belo Horizonte. Venha participar conosco, pois precisamos de todo o apoio possível para evitar que o futuro esteja na contramão do mundo que queremos.

3 comentários:

  1. Porquê será que isso não gerou nenhum protesto?

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=539273119451417&set=a.298282823550449.76388.298280080217390&type=1&theater

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, quem disse que este fato não gerou protestos?

      Excluir
  2. Vamos todos na manifestação "Fora Feliciano".
    Neste sábado, dia 16, às 14 horas, na Praça Sete.
    Estarei lá.

    ResponderExcluir

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...