domingo, 4 de agosto de 2013

Debatendo o Estado Laico


O tema da XVI Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte que ocorrerá no dia 29 de setembro, será “Estado Laico: sua religião não é nossa lei!”. Este se justifica pelo fato da bancada fundamentalista de evangélicos e católicos do Congresso Nacional estarem atuando de forma indiscriminada, criando ações, como projetos de leis, que colocam em risco a laicidade do Estado Brasileiro e interferem diretamente nos direitos de minorias. Sendo assim, a laicidade do Estado tornou-se um tema recorrente, presente em vários espaços populares, acadêmicos e de movimentos sociais, inclusive o LGBT, principal alvo dos fundamentalistas religiosos.

Como forma de maior debate e problematização de seu tema, a importância de se manter um verdadeiro Estado Laico, o Cellos-MG, responsável pela XVI Parada, divulgará uma série de textos sobre o assunto. Os textos serão publicados no blog do Cellos-MG e divulgados pelas redes sociais. A cada semana um novo texto com o objetivo de suscitar o debate e explicitar a importância de se garantir a laicidade do Estado, tanto para a sociedade, de forma geral, quanto para a comunidade LGBT, especificamente.

Os temas principais da série correspondem ao Estado Laico e suas implicações em: Direitos Humanos e Cidadania; Legislação e Direitos LGBT; Fundamentalismo, Opressão e Liberdades; Educação e Cultura; Ciência e Saúde; Sexualidade; e Representações de Família. Os autores da série são professores universitários, ativistas LGBT, militantes de outros movimentos. Todos possuem conhecimento amplo sobre os assuntos tratados.
Além da Parada, acontece, entre os dias 21 a 28 de setembro, a IX Semana BH Sem Homofobia, uma semana intensa de atividades. A semana é organizada pelo Cellos-MG e conta com a parceria de órgãos do poder público local, sindicatos, conselhos, universidades e entidades que atuam na defesa dos Diretos Humanos e LGBT. Durantes toda a semana o tema Estado laico será discutido, juntamente com outros temas correlatos.

Leiam, comentem e compartilhem os textos da série!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...