domingo, 8 de setembro de 2013

Nota em solidariedade e pela liberdade dos presos políticos do 7 de Setembro em BH

Nas manifestações de 7 de setembro, em Belo Horizonte/MG, 56 pessoas foram presas de maneira aleatória e arbitrária, muitas delas sendo torturadas, espancadas e violentadas em seus direitos. Destas 56, até essa noite de domingo (8/9), pelo menos 11 ainda estão presas e sendo indiciadas por “formação de quadrilha”, “desacato a autoridade” e “resistência à prisão”. Entre elas está Leonardo Martins que foi detido e espancado covardemente por vários policiais militares na Praça da Liberdade. Depois de espancado a cacetadas e ferido, foi arrastado pelos seus dreads e colocado dentro de uma viatura donde foi levado do local.

O CELLOS-MG denuncia e repudia as ações repressoras e altamente violentas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que utiliza bombas de gás, spray de pimenta, bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo contra manifestantes. O objetivo é muito claro: oprimir e silenciar a população que vai às ruas pedir justiça e que seus direitos sejam respeitados. Esta mesma opressão é utilizada cotidianamente nas favelas contra a população mais pobre, assim como tem como seu principal alvo homens e mulheres negras. Repudiamos a falta de identificação do BOPE que se esconde atrás de capacetes e máscaras e de parte da PM que retirou a identificação das fardas. Repudiamos também a arbitrariedade das proibições de uso de máscaras e outras formas que os manifestantes se valem para se protegerem do gás lacrimogêneo que é rotineiramente lançado pela PM nas manifestações.

Por fim repudiamos os atos das polícias de vários estados que agiram com excessiva violência contra os manifestantes neste 7 de setembro. Foi assim em SP, onde o jovem Vitor perdeu a visão no olho direito. Ou no DF, onde o Capitão Bruno, do Batalhão de Choque, ao ser perguntado por que havia jogado o gás contra manifestantes pacíficos, que não tinham ultrapassado os limites impostos pela PM, respondeu: "Porque eu quis. Pode ir lá e denunciar, tá bom? Capitão Bruno, BP Choque". Vejam o vídeo em: http://www.anonymousbr4sil.net/2013/09/porque-eu-quis-diz-pm-questionado-por.html#.Ui0b8tKORac

Vê-se com estas ações que as PM agem, a mando dos governantes, de forma a inibir qualquer tipo de manifestação. Mas a população brasileira, a juventude brasileira não deve se intimidar. Tudo apenas começou e a luta deve continuar até que tenhamos mudanças concretas. Só sairemos das ruas quando o Brasil for um país verdadeiramente democrático, onde haja justiça social, onde não haja racismo, transfobia, homofobia, machismo ou qualquer outro tipo de exclusão. Convocamos então todxs LGBT, movimentos sociais e população de BH para se solidarizarem com os presos e repudiar a repressão violenta das polícias contra os manifestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...