sábado, 29 de junho de 2013

Nota de esclarecimento: adiamento da XVI Parada do Orgulho LGBT de BH

A Parada do Orgulho LGBT de BH é, sem dúvida, a maior manifestação de cunho popular e político da cidade de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais, ocorrendo anualmente desde 1998 de forma ininterrupta. Historicamente organizado por entidades do movimento social de luta em prol da causa LGBT, o evento sempre possibilitou a expressão dos anseios dos cidadãos marginalizados em razão de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero, sendo considerada uma das Paradas mais politizadas do Brasil.

O Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), no papel da entidade que coordena a realização da Parada e, considerando o contexto político atual no qual a população vai às ruas em busca de novos direitos e para expressar sua indignação e repúdio a diversas injustiças sociais e opressões vivenciadas historicamente por todo o povo brasileiro, vem a público comunicar a sua decisão de adiar a XVI Parada do Orgulho LGBT de BH, anteriormente programada para ocorrer no dia 14 de julho deste ano. Será adiada também a IX Semana BH Sem Homofobia.

O adiamento, com prazo ainda indeterminado, se justifica por diversas razões, sendo as principais:

• o aumento da probabilidade de ocorrência de incidentes que podem comprometer a segurança, a pacificidade e a organização durante a realização da Parada e da IX Semana BH Sem Homofobia nas datas previstas, devido à exaltação dos ânimos da população, ações de grupos oportunistas e a forma inadequada como os órgãos de segurança têm lidado com essa situação;
• a situação caótica da região central da cidade de Belo Horizonte com relação aos transtornos causados pela Copa das Confederações e aos preparativos para a Copa do Mundo de 2014;
• a inadequação do formato da Parada do Orgulho LGBT, que possui um clima mais descontraído, frente às necessidades do presente contexto político, no qual as manifestações nos espaços públicos têm outra tônica política;
• a decisão de priorizar a participação ativa do CELLOS-MG nas manifestações, representando nas ruas as demandas do Movimento LGBT;
• a decisão de priorizar o estímulo à presença nos protestos de cidadãos gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, afins e simpatizantes que, de forma espontânea ou mobilizada por entidades de luta popular como o CELLOS-MG, têm desempenhado um papel fundamental no protagonismo da população brasileira nestes protestos.

O adiamento da XVI Parada do Orgulho LGBT de BH não representa, contudo, a interrupção da luta em favor de um Estado laico de fato, capitaneada pelo movimento LGBT e por outros representantes de minorias cuja cidadania encontra-se ameaçada pelo fundamentalismo religioso presente na atual conjuntura política brasileira. Pelo contrário: essa decisão significa uma alteração na estratégia de um coletivo de ações contínuas na direção da construção de uma sociedade mais justa que tanto queremos para nós e para as futuras gerações. A defesa do Estado laico expressa no tema da XVI Parada será, desta maneira, incorporado aos nossos gritos nas ruas, junto do restante da população brasileira que, bravamente, se manifesta neste momento ímpar da história política do nosso país.

Vamos tod@s ocupar as ruas e nos somar ao coro dos insatisfeitos e excluídos que exigem mudanças que promovam verdadeiramente justiça, igualdade, dignidade e respeito para tod@s, sem distinção.

13 comentários:

  1. é uma pena a parada ser adiada, mais o importante é que tenho certeza que o dia que for remarcado lá vai estar muitas pessoas que carregam sua bandeira com muito orgulho, para lutar pelos nossos direitos e também se divertir eu com certeza vou estar lá!

    ResponderExcluir
  2. Qual será a nova da data prevista para a parada gay de BH ?

    ResponderExcluir
  3. Eiii queria saber se foi só adiada, ou não terá a edição esse ano??

    ResponderExcluir
  4. Triste por saber dessa decisão. Acho que agora é o momento crucial de ir para as ruas...

    ResponderExcluir
  5. Ja sabem Mais Ou Menos Quando Vai Ser a Parada???
    Tava Sem pc por uns dias e fiquei desligado de tudo

    ResponderExcluir
  6. Não fiquei sabendo do adiamento, fui lá atoa rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. A Parada foi adiada devido os motivos descritos acima. Ainda não temos a nova data, mas assim que a tivermos a divulgaremos aqui no blog e na página do Facebook.

    ResponderExcluir
  8. Tem boatos rolando, de que a Parada vai ser dia 21/07 (domingo próximo) isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não procede. A Parada LGBT de Belô de 2013 ainda não tem data definida, e não será no dia 21/07. Brevemente, assim que tivermos definido a data, divulgaremos aqui no blog e na página do CELLOS-MG do Facebook.

      Excluir
  9. Ainda bem q resolvi ler os comentários pq eu e meus amigos estávamos acreditando q ia ser dia 21/07, vou aguarda a publicação ansiosamente.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se vai deixar de ocorrer o evento! Pq trabalho e ja quis desmarcar ,espero que ocorra pois é muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Pensei qe seria hoje...(21/07/13) :'(

    ResponderExcluir
  12. Prezados,
    Informamos que a já temos uma nova data para a XVI Parada do Orgulho LGBT de Belô. Será dia 29 de setembro de 2013. Favor lerem a nota publicada no blog.

    ResponderExcluir

Olá!
Seu comentário é e será sempre bem vindo, desde que:
1. não contenha cunho racista, discriminatório ou ofensivo a uma pessoa, grupo de pessoas e/ou instituições;
2. não contenha cunho de natureza comercial ou de propaganda.
Agradecemos sua compreensão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...